Página inicial > Notícias > CAMPUS ITAPINA RECEBE A 4ª EDIÇÃO DA SEMANA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE COLATINA

CAMPUS ITAPINA RECEBE A 4ª EDIÇÃO DA SEMANA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE COLATINA

Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2017, 09h36 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2017, 09h49

Instituída pela Lei Ordinária Municipal de Colatina, nº 5.813/2012, a Semana da Agricultura Familiar é um evento idealizado pela Prefeitura Municipal de Colatina por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDER) e conta com o apoio de outras Instituições Públicas e Privadas ligadas às atividades de educação, organização e desenvolvimento do meio rural.

A Lei 5.813/2012 teve sua criação inspirada na comemoração do Dia do Agricultor – 28 de julho –, desde 1960, por ocasião da fundação do Ministério da Agricultura no governo de Juscelino Kubitschek, bem como do Dia da Agricultura Familiar, que é 25 de julho, em referência ao período que marca especialmente o final da colheita do café, principal produto da agricultura familiar capixaba.

O Ifes Campus Itapina é parceiro neste evento desde a primeira edição em 2012, especialmente pela disponibilidade de instalações, de áreas de cultivo e de criação de animais (bovinos, ovinos, suínos, aves e peixes), além das instalações da área de produção agroindustrial, o que possibilitou em todas as edições anteriores a realização de cursos e palestras temáticas para os participantes.

Além deste, também são parceiros: Incaper – ELDR Colatina, Sindicato Rural de Colatina, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina, SENAR.

O evento, em sua 4ª Edição, será realizado entre os dias 26 e 28 de julho, no Ifes Campus Itapina, e contará com a oferta de minicursos voltados para a formação e capacitação dos agricultores familiares, técnicos e estudantes por meio de aulas teóricas e práticas, abordando temas relacionados à produção agropecuária, com o objetivo de levar conhecimento, agregar valor, fonte alternativa de renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares de Colatina e região.

Serão, no total, 12 minicursos com cargas horárias de 4, 8 ou 16 horas.

Alguns cursos ainda possuem vagas a serem preenchidas.

Os interessados devem procurar a Coordenadoria Geral de Extensão / Coordenadoria de Integração Escola-Comunidade, pessoalmente ou pelo telefone 3723-1243.

Confira a programação:

Dias 26 e 27/07/2017

Produção de Derivados Lácteos* 16 15

Edna Silva de Abreu – INCAPER

José Alencar de Barros (Kikito) – Ifes Campus Itapina

Dia 28/07/2017 (MANHÃ)

Custo para Produção no campo (Cafeicultura) 04 30 Wellington Feroni – SEBRAE
Uso Racional da Água na Propriedade Rural 04 30 José Modesto da Fonseca – Ifes Campus Itapina
Fruticultura – CACAU 04 30 Carlos Alberto Spagiari de Souza - CEPLAC

Dia 28/07/2017 (TARDE)

Sucessão Rural 04 30 André de Barros – FAES/SENAR
Introdução à Cultura da Pimenta-do-Reino 04 30 José Henrique Trevizani – INCAPER