Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Itapina realiza Curso de Elaboração de Projetos de Barragens e Gestão de Recursos Hídricos
Início do conteúdo da página

Campus Itapina realiza Curso de Elaboração de Projetos de Barragens e Gestão de Recursos Hídricos

Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2016, 22h37 | Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2016, 22h50

Índice de Artigos

Este curso foi promovido como resultado de parceria entre o IFES Campus Itapina e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), CREA, MUTUA, BANDES, OCB/SESCOOP, CEASA e FAES.

O curso foi ofertado a  44 profissionais das ciências agrárias (Engenheiros Agronômos e áreas afins), como parte de uma proposta inicialmente criada pela SEAG, para capacitação de profissionais em todo o Estado durante o ano de 2016, em que o Campus Itapina entra como Instituição realizadora da turma do curso no município de Colatina.

A motivação para a realização deste curso se deu em razão de que o Estado tem vivido, nos dois últimos anos, um período de drástica estiagem o que culminou com a baixa vazão de rios e córregos. Tal fato levou ao aumento da necessidade de melhor gestão dos recursos hídricos nas propriedades rurais, tendo em vista a satisfação das necessidades de dessedentação humana e animal e a utilização da água para a agricultura.

O objetivo do curso foi promover a capacitação técnica de profissionais para a elaboração de projetos de pequenas barragens de terra, trâmites de licenciamento e outorga, além de trazer outros aspectos relativos à gestão de recursos hídricos e à práticas adequadas de manejo da água e solo.

A metodologia utilizada inclui aulas teóricas e práticas, incluindo a elaboração de um projeto de barragem pelos participantes durante o curso.

registrado em:
Fim do conteúdo da página